Guia completo: sistema de reputação

Bem-vindos ao guia definitivo do sistema de reputação da Gamers Club.

Esperamos que este guia esclareça como nosso sistema de reputação funciona e que sirva como base para que seus votos sejam conscientes.

É importante deixar claro que o sistema está em avaliação interna e estamos monitorando para fazer ajustes finos na forma como ele se comporta, por isso você poderá ver alterações em sua reputação.

Mas fica uma pergunta: Por quê isso existe?

Um pouco de história

Quando iniciamos a Gamers Club em dezembro de 2015 sabíamos que teríamos que lidar com maus jogadores. Entendemos que para ser uma empresa diferente no mercado teríamos que focar em prover o melhor ambiente para as pessoas que quisessem competir e jogar com seus amigos.

Com nossa base de usuários aumentando exponencialmente nos deparamos com um grande número de dúvidas, reclamações, suspeita de cheaters e principalmente denúncias de outros jogadores.

Após 2 anos temos um suporte que atende cerca de 150 mil jogadores por mês e também é responsável por assegurar que nossas regras sejam cumpridas. Isso significa educar com advertências ou até mesmo banir os maus jogadores da plataforma.

Entretanto nem sempre esses banimentos são claros para a comunidade e acabam virando um problema quando as informações não são esclarecidas.

Poder para a comunidade

Banir algum jogador manualmente da Gamers Club é algo que fazemos sempre em último caso depois de provas ou motivos bem claros.

Mas e quando não é feito uma denúncia? E quando alguém não avisa quando um outro jogador estava sendo tóxico? Como chegar a esses maus jogadores?

Nós sabemos lidar com os cheaters. Temos um sistema que nos avisa quando um usuário é suspeito e assim podemos averiguar o caso com calma e banir se for confirmado o uso de alguma trapaça.
No caso de mau comportamento é inviável fiscalizar todos os nossos usuários.

Nossa solução foi dar o poder de vetar esses jogadores a quem realmente está 24 horas em nossa plataforma: a toda a comunidade.

Dessa forma acreditamos que os banimentos por parte de nosso suporte sejam feitos somente em casos extremos. No final das contas quem terá o controle de quem deve ou não jogar em nossa plataforma serão vocês!

O que é reputação?

Como na vida real você tem uma reputação a zelar na Gamers Club.

E assim como na vida real suas ações tem um forte peso em como a plataforma classifica sua reputação. Além disso o voto de outros jogadores também pesa nesse cálculo.

Para você saber como está sua reputação basta entrar em seu perfil.

Tela de perfil

A sua reputação é calculada em porcentagens que vão de zero a cem por cento. Sendo zero por cento a reputação mais baixa e cem por cento a mais alta.
Estágios da reputação

A sua reputação e dos outros jogadores também fica visível em diversas áreas da Gamers Club assim como nas áreas competitivas e na hora de escolher os jogadores em nossas ranqueadas.

Estágios da reputação no competitivo

Utilize esse gráfico para identificar quem são os possíveis melhores jogadores para se jogar junto.

Como funciona o cálculo da reputação?

Deixando de lado toda a parte técnica do algoritmo utilizado para esse cálculo podemos usar o guia abaixo para manter sua reputação alta.

Sabemos da possibilidade de trolls que queiram negativar jogadores sem motivo justo e nosso sistema estará atento para que isso não aconteça, por isso não comentaremos sobre a pontuação específica de cada fator que altere sua reputação.

Como funciona o cálculo da reputação

Como fazer para votar?

Quando você termina uma partida competitiva na Gamers Club você é automaticamente redirecionado a uma tela de votos como essa abaixo:
Sistema de reputação em ação Para cada jogador da partida (inclusive os jogadores que abandonaram a jogatina) é mostrado dois botões. Um para voto positivo e outro para voto negativo.

Votos negativos

Quando o jogador não se comporta de maneira adequada na partida é possível deixar seu voto negativando o mesmo.
Para isso acontecer você deve escolher uma das três opções disponíveis:

  • Possível cheater: Você deve votar nessa opção quando você acredita que o jogador esteja trapaceando e utilizando algum programa de auxílio de mira.

  • Jogador foi tóxico: Se você foi xingado, ofendido ou viu esse jogador ser ofensivo com alguém é aqui que você deve votar.

  • Jogador trollou a partida: No caso de algum jogador abandonar a partida, usar granadas de forma intencional para atrapalhar o próprio time ou qualquer outra ação seguida que seja considerada anti jogo é nessa opção que você deve clicar.

Atenção: Votar negativamente alguém deve ser feito de forma responsável. Quando desenhamos o algoritmo levamos em consideração que pudesse existir trolls. Dessa forma se você negativa muito outras pessoas o sistema entenderá que você é um possível troll e seus votos não terão mais o peso original. Além disso sua reputação irá cair se for esse caso.

Então vote somente se existir motivo para tal, ok?

Votando negativamente um jogador

Votos positivos

Quando o jogador segue as estratégias, é prestativo, é um bom líder ou sabe jogar em equipe é nesse local que você deve deixar seu voto.

Como ainda estamos testando o impacto dos votos somente uma opção é apresentada. Essas opções poderão aumentar de acordo com nossas observações e/ou idéias da comunidade.

Lembre-se sempre de votar positivamente um jogador que mereça esse voto. Dessa maneira você contribui para manter o ambiente cada vez mais interessante a todos.

Votando positivamente um jogador

O que acontece quando a reputação é baixa?

No momento ainda estamos calibrando os pesos do algoritmo e monitorando como o sistema determina a reputação dos usuários.

Por enquanto não há nenhum impedimento automático que a plataforma cria ao usuário com baixa reputação.

É claro que os outros jogadores podem usar a reputação como um indicativo para determinar se querem ou não jogar com esse jogador com baixa reputação.

Nosso objetivo para o futuro é termos travas automáticas de acordo com a reputação do jogador.
Um jogador com reputação baixa não poderá jogar 4Fun, Competitivo ou Rankeds, por exemplo.

Ainda estamos definindo quais serão os bloqueios mas queremos diminuir os banimentos manuais e deixar para a comunidade determinar quem ela quer que jogue em nossa plataforma.

Considerações finais

Se você chegou até aqui meus parabéns!

É importante dizer que estamos monitorando de perto esse sistema e que acreditamos que ele será de grande ajuda aos jogadores da Gamers Club.

Se você tem alguma sugestão para esse sistema ou alguma crítica por favor utilize este formulário.
Estamos concentrando todas as idéias ali!

Obrigado e bom jogo!